domingo, 3 de outubro de 2010

Uma tarde em Lisboa

Dias atrás chego ao jardim.
Sento-me , debaixo de àrvore .
Seriam umas seis e meia da tarde.
Ao longe, a uns 40 metros , uma construção de parque infantil onde as crianças brincam , com adultos.
Não os consigo ver.
Aponto a máquina para lá.
Ouço gritar :
" Não pode tirar fotos de crianças ".
Sou míope.
Nem vejo a mulher que me grita.
As pessoas estão demasiado longe.
" Não pode tirar fotos de crianças " - Berra de novo a mulher.
Não respondo.
O grupo está longissimo.
Não me vou pôr aos berros no jardim !!.
" Vai tirar fotos de crianças ? " - Berra ela , de novo.
Eu continuo sentado.
Não respondo.
Impassível.

Daí a 2 minutos elas abandonam o jardim.
Eu julgava o episódio terminado.
Daí a cerca de 15 minutos..,saio do jardim e regresso a casa.
Vou eu no passeio.., pára um carro junto a mim.
" Não pode tirar fotos de crianças " - grita uma mulher de dentro de um carro.
Eu olho surpreendido : São elas de novo !!! - Penso.
Continuo o meu caminho.
O carro avança mais uns passos.., sai de lá uma mulher.., :
" Tem de apagar as fotos da máquina !! Se não chamo a policia !!"
" Vamos à policia " - Digo eu irritado com a perseguição.
" Vamos sim " - Digo.
" Entre no carro " - Diz ela.
" Não entro " - respondo .
" Não tenho de falar consigo " - Digo eu.
E continuo o meu caminho.
Metros à frente estava parado um carro da policia e 3 agentes esperavam por mim.
" Estava a tirar fotos a crianças ? " - Perguntam.
Entretanto a ofendida sai do carro e começa a falar.
" Volte para o carro , faz favor " - Diz o policia.
"Eu estava no jardim....." - Começo por dizer.

Um policia pede-me a máquina.
Eu dou-lha e ensino-o a ligá-la e ver as fotos.
Nem uma foto de criança na máquina !!
De facto eu não tinha tirado nenhuma foto no jardim !!!
Nem se viam as pessoas para quem eu havia apontado a camera !!!

Na máquina tinha fotos da minha mãe de 90 anos.., fotos de garrafas iluminadas no escuro...., fotos de casa de banho..., uma foto da sanita...mas nada de fotos de crianças ou adultos.
Nem uma entre mais de cem fotos !!!!
" Vai lá dizer que não hà nada " - Diz o policia para a colega.
Enquanto eu fico com um policia mais velho e este diz-me que é proibido fotografar pessoas em espaços publicos ou privados em portugal sem o consentimento destas.
" Não sabia Sr Guarda " - Digo eu .
Entretanto o carro desaparece de vista.
Nem dou por ele partir.
À despedida o policia mais novo diz : " Boas fotografias ".
A policia mulher porém avisa : " Mas nada de fotos a crianças !!"
O comportamento da policia foi correctissimo.
Não me senti ofendido.
O problema é o clima que se instalou entre as gentes.
O fotógrafo não é visto como alguém que tem gosto em capturar imagens do quotidiano.
Nada disso.
O fotógrafo é visto como o pedófilo que se tira foto a criança é porque tem as piores intenções..., ou se tira foto a adulto é porque não está a planear nada de bom.

A lei em portugal em vez de proteger o direito a informar e mostrar o mundo que nos rodeia..não.., protege sim o direito de cada um a impedir que a sua imagem seja divulgada.

De facto a lei refere que :

1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela;

Hà excepções. Se o retrato tiver finalidades cientificas..,culturais..,ou se estiver enquadrado em acontecimento de interesse público não é necessário o consentimento do retratado.

No caso da lei ser violada..,as penas podem ir até um ano de prisão.

O fotografo amador está assim tramado.
Por e simplesmente não pode retratar o quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário